Paixão por Esporte

quarta-feira, 29 de maio de 2013

:: Seletiva "exclui" referências do Judô de Pindamonhangaba ::

Gigante boicotado? Entre os melhores do mundo, 
Matheus Theotonio está fora da equipe de Pindamonhangaba.

Uma seletiva de judô, realizada no sábado, dia 25 de Maio,
no Ginásio "Raquelzão", ao lado do Centro de Treinamentos Luiz Caloi,
definiu os nomes que representarão Pindamonhangaba na modalidade nos Jogos Regionais.

Doze atletas foram escolhidos, mas algumas dúvidas, definitivamente, ficaram no ar.

Com pouquíssima divulgação, a seletiva pegou de surpresa,
grandes referências do judô pindamonhangabense.

O atleta Matheus Theotonio da Silva,
dono de um currículo absolutamente inquestionável,
tomou conhecimento do processo, apenas posteriormente.

O assunto poderia ser tratado como um erro de comunicação,
mas infelizmente, as coisas não são tão simples.

Diante da crise no desporto de Pindamonhangaba,
Matheus, filho da Princesa do Norte,
abdicou-se de muitas coisas,
e tomou a frente de uma luta incansável.

O judoca tentou contato com a administração municipal,
e depois de ignorado, resolveu dar a cara à tapa,
levando o assunto ao Poder Legislativo.

Ídolo de muitos sobre o tatame,
Theotonio mostrou-se um gigante,
também fora de seu campo de batalha.

A luta quase que solitária, entretanto, tivera consequências.


No jogo político, repleto de interesses pessoais, Matheus acabou prejudicado.

Era uma tragédia anunciada.


Quando começou a defender seus direitos,
Matheus 
Theotonio sabia exatamente, o que poderia acontecer.
E parafraseando a campanha alheia, foi dito e feito.

A seletiva do judô de Pindamonhangaba excluiu não só o atleta,
mas todos os seus familiares.

"Somos seis judocas, dois faixas marrom e quatro faixas preta.
Talvez o professor de judô - que não é do município - não saiba, mas somos todos,
nascidos e criados em Pindamonhangaba", afirmou Matheus.

Paixão Por Esporte não pretende, de forma alguma,
desvalorizar os atletas selecionados na seletiva recém-realizada.

Mas como de costume, não poderíamos deixar de colocar tudo em pratos limpos.


Matheus Theotonio entrou em contato com a Prefeitura,
assim que soube do evento.


Pelo telefone, recebeu uma única justificativa.
A seletiva fora divulgada no jornal Tribuna do Norte.

A informação procede, mas aí surgem outros questionamentos.


Uma seletiva, obviamente, deve selecionar os melhores.
E para atingir tal objetivo, a administração municipal não poderia ter feito mais?

Se selecionar os melhores fosse de fato, o interesse maior,

o assunto não mereceria uma ampla divulgação?

É esse o triste retrato do desporto de Pindamonhangaba.
Cada vez mais, repleto de "se" e lotado de incertezas.

"Poderia até esperar essa infantilidade em relação a minha pessoa,
mas depois de 26 anos de dedicação ao esporte da cidade,
merecia, no mínimo, respeito.
E meus irmãos e primos, porque não tem o direito de participar?
Boicote? Gostaria de acreditar que não..."


------------------------------------------------------------------------------------
OPINIÃO: Talita Leite (@TalitaLeitte) - talitaleitte@gmail.com

14 comentários:

  1. Talita,

    Acompanho seu blog e agradeço a cobertura que você tem dado a esta questão, que vai muito além de apoiar meu irmão.

    O impasse gerado por essa "suposta" administração é algo ridículo. Eu, sinceramente, achava que este tipo "coronelismo" não tinha mais espaço. Mas o fato é que a vaidade de alguns está acima da razão e dos interesses daqueles a quem representam.

    É certo que dez em cada dez pindenses (com exceção desta meia dúzia empossada) concordam com a luta do Matheus. Trata-se de uma questão simples, óbvia e incontestável.

    Eu sempre me mantive silencioso diante desta situação, mas desta vez doeu de verdade. Particularmente estou indignado com o desrespeito com que fomos tratados.

    Peço perdão pela forma como vou me expressar, mas ainda que soe arrogante, desejo apenas desabafar e expor os fatos.

    Literalmente demos o nosso sangue por Pinda durante muitos e muitos anos, quase sempre arcando com todas as despesas para assim fazê-lo. Sofremos, choramos, lutamos, perdemos, ganhamos, comemoramos, sorrimos e honramos nosso município como nunca nesta modalidade. Fizemos por amor, por ideologia, por princípios e digo mais, não fizemos por nós mesmos. Levamos muita gente conosco.

    Não temos opção político-partidária. Nossa bandeira é o Judô. Entra e sai prefeito, tanto faz, não fazemos campanha pra ninguém. Mas enquanto a saúde nos permitir lutar, queremos representar nossa cidade.

    Todos nascemos e fomos criados em Pinda. Começamos a treinar judô em 1986 nas escolinhas de base da prefeitura. Despontamos no Judô durante a administração anterior do atual prefeito. O prefeito que o sucedeu não nos rechaçou por isso.

    Parece-me que, de alguma forma, ainda que impossível de compreender, o fato de meus irmãos terem chegado à Seleção Brasileira (um como técnico e outro como atleta) durante a administração anterior, causou a eles o repúdio que vêm sofrendo.

    Meu Deus! Eles conquistaram isso por si mesmos. Batalharam muito para chegar onde estão. Estão lutando para continuarem no lugar onde estão, ou seja, em casa.

    Mas desta vez a surpresa foi demais.

    Foram excluídos da "secreta" Seletiva Municipal.

    Os melhores judocas formados em Pinda e vale dizer, não foram formados por nenhum prefeito, estão fora da equipe da cidade.

    Ironicamente, tal desfeita só poderia acontecer em Pinda, administrada como se fosse uma fazenda do século XVIII. Nenhuma cidade recusaria ter em sua equipe atletas desse nível e, mais ainda, com tais propósitos.

    Gostaria de comentar também uma questão que é ainda mais triste. As próprias pessoas envolvidas com o Judô de Pinda admitirem isso e conduzir esta seletiva. Por quê?

    Há outras formas de demonstrar a competência de vocês, que é incontestável. Mas não seria eliminando a participação dos meus irmãos.

    Nunca demos as costas pra ninguém. Sempre incentivamos, apoiamos e até bancamos alguns atletas, buscando o crescimento do esporte e, principalmente, dos nossos amigos do Judô.

    O Judô é a nossa vida e infelizmente, para continuar nela, teremos de buscar outra cidade para representar. É a opção que nos resta.

    Mas, como é sabido pelo pessoal do meio esportivo municipal, no Judô somos conhecidos como os "Pindas" (Pinda, Pindinha, Pindão). De um jeito ou de outro lutaremos para elevar o nome de Pinda ao mais alto lugar no pódio, queiram ou não.

    Quando gritarem "Pinda" na arquibancada, talvez não seja em favor da cidade, o que é muito triste.

    Aos grandes mestres que o Judô de Pinda já teve, a citar Sensei Gerson, Sensei Milton Monteiro, Sensei Ivo, dentre outros, é a nossa vez de sermos INJUSTIÇADOS.

    Esta foi só uma competição perdida por um erro "tendencioso" da arbitragem. Mas, daqui 3 anos e meio haverá outra disputa e, se Deus quiser, todos nós cidadãos de bem de Pindamonhangaba venceremos!

    Talita, infelizmente não nos conhecemos, mas gostaria de deixar registrado minha admiração e gratidão pelo seu trabalho. Parabéns, você é única!

    Um forte abraço!

    Marcos Theotonio Jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, sou uma simples jornalista, e faço questão de honrar aquilo que aprendi na faculdade, ao contrário de muitos "colegas" da imprensa, que com interesses escusos,preferem silenciar. Mas esse assunto extrapola o lado profissional. Essa série de acontecimentos, me indigna como pessoa. Assim como você e toda a sua família, faço questão de representar Pindamonhangaba. De bater no peito e dizer, sou sim, de Pindamonhangaba. Ocorre que ultimamente, infelizmente, isso não vem sendo lá, motivo de orgulho. Agradeço suas palavras. Cada uma delas. É sempre bom, saber exatamente o que se passa na cabeça de pessoas de bem!

      Excluir
  2. É um absurdo o descaso da atual gestão municipal em relação aos atletas que representam a cidade. Conheci o Matheus e seus irmãos durante o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Taubaté, por volta dos anos de 2003, durante a faculdade ganhamos mais de 20 medalhas de Judô disputando com as maiores e melhores faculdades de medicina do Brasil, tudo isso graças aos ensinamentos do Matheus, treinamos com ele gratuitamente durante anos, alguns períodos passamos uma dificuldade financeira tremenda, nem a gasolina de sua moto o qual usava para ir de Pinda até Taubaté pagávamos, ele fez isso e faz MUITO MAIS por amor ao esporte e por amor a sua cidade !!!!!! Hoje trabalho como médico e garanto que o esporte foi fundamental na minha vida....
    Se o Matheus tivesse nascido a 100 km de Pinda...em São José dos Campos...o atual prefeito de Pinda estaria contente em contratar Atletas que fazem parte da Seleção Brasileira e que são da região do vale para lutar pela cidade....Infelizmente algumas partes do pais hoje vive numa Ditadura!!!!
    Um abraço a todos,

    Antônio Augusto Pauperio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita a constatação, Antônio. Temos um exemplo tão próximo, mas infelizmente, nossa administração tem humildade para aprender. E assim, prejudica efetiva e diariamente, nosso município.

      Excluir
  3. Mais uma palhaçada...Gente qualquer cidade (administração) teria orgulho em ter em seu corpo de atletas esses que sem duvidas sempre representaram lindamente nossa bandeira. É um absurdo ter atletas de Seleção Brasileira fora de uma competição tão importante na nossa Região como Jogos Regionais. Infelizmente mais uma vez o esporte sai perdendo. Não chamo isso só de boicote, mas também de inveja dessa administração com relação a anterior, que fez o esporte de Pindamonhangaba brilhar nível nacional, ainda que fosse com atletas de fora da cidade, mas nosso nome PINDAMONHANGABA, estava lá no lugar mais alto do pódio por inúmeras vezes. Tenho certeza que um dia eles (administração atual) verá que estão cometendo um gravíssimo erro, e que isso sirva de lição também para o povo de Pinda, pensar melhor nas próximas eleições, e ver quem realmente fez o nosso esporte brilhar. Familia Theotonio, força, não desistam e Matheus meu amigo tenha certeza que tudo dará certo, se não for aqui será em uma cidade que dê valor ao seu lindo trabalho. E parabéns Talita por mostrar a realidade.

    Camila Bissoli Simões

    ResponderExcluir
  4. Apesar dos impasses politicos,a seletiva foi divulgada no site da prefeitura,no jornal tribuna do norte e ao final dos treinos,no mesmo ginásio onde foi realizado a seletiva,e ressaltando os critérios de participação. Acima de tudo,não basta apenas esperar a divulgação de eventos da modalidade,os atletas tem a responsabilidade de procurar acompanhar o calendario referentes as competições e seletivas, e comparecem aos treinos no ginásio onde ocorreu a seletiva. E aos atletas classificados, esperamos que possam ser vistos com o devido respeito e confiança, pois não esquecemos que também são filhos de pinda, e merecem espaço para mostrar e trazer resultados no judô, onde por tempos contava-se nos dedos quem eram realmente de pinda na equipe formada para representar nos jogos regionais. Esperamos que os atletas do judô, cada vez mais possam ter oportunidades espressivas e infra-estrutura ideais para o bom desempenho da modalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém pretende tirar o mérito dos atletas selecionados. Eles, obviamente, terão toda a torcida de Pindamonhangaba. Mas repito, se o objetivo principal fosse selecionar os melhores, atletas de nível indiscutível não poderiam, de forma alguma, ter ficado de lado. De qualquer forma, cada um tem uma opinião. E isso é bom!

      Excluir
  5. Antes mesmo do atleta Matheus comprar essa briga, alguns dos principais atletas formados em Pinda e, diga-se de passagem, muito bem formados, deixaram Pindamonhangaba para continuar sua trajetória em outra cidade.

    Imagino que a atual administração não possuía qualquer proposta para a manutenção destes atletas na cidade. Tenho certeza que jamais "cuspiriam no prato que comeram" e nem acredito que deveriam interromper suas carreiras e seus sonhos para "lutar" por melhores condições junto à atual gestão.

    Não obstante a política do governo anterior, de fato controversa, ao menos no Judô tínhamos atletas de alto nível, nascidos, criados e formados em Pinda, representando nossas cores. Como citado, contava-se nos dedos. Agora, optou-se por cortar esses dedos.

    Quanto ao Jornal Tribuna do Norte e o site da Prefeitura, não são fontes de informação que buscamos diariamente. Assuntos como este, entre amigos, tratamos diretamente, como sempre foi (temos intimidade, respeito e consideração suficientes para isso) Ao final do treino também é algo bem difícil acontecer, pois como é bem sabido, há muito tempo o Matheus treina fora de Pinda em busca de um ritmo mais forte.

    Ora, se a presença de alguém fosse realmente importante, teríamos sido contatados de outra forma, como já ocorreu no passado.

    Há pouco tempo houve 2 concentrações da Seleção Brasileira em Pinda. Na primeira ocasião, todos os professores de judô atuantes em Pinda foram convidados. Além da divulgação pela internet, site da CBJ, TV, rádio, ofícios, e-mails, os professores foram contatados pessoalmente, por que sua presença era importante.

    Alguns apareceram e incentivaram seus atletas a irem aos treinos da seleção, outros não. Mas, segundo alguns atletas, houve quem os proibisse de participar.

    Não consigo enxergar a "irresponsabilidade" do Matheus (atleta que vive em São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro treinando) e do Marcelo (que trabalha na Confederação Brasileira de Judô, reside no Rio de Janeiro e vive viajando Brasil a fora) em não ler o Jornal Tribuna do Norte diariamente em busca de notícias sobre o judô municipal.

    Enxergo irresponsabilidade da gestão esportiva do município em permitir que estes atletas estivessem ausentes da seletiva por falta de informação. É mais do que evidente que os querem fora de Pinda.

    Quanto aos atletas classificados, acho que em nenhum momento foram tratados com o desrespeito e desconfiança com que fomos tratados, e tenham certeza que estamos juntos com vocês independente da visão ou "cegueira" da atual administração. Os atletas não têm nada a ver com esse "impasse político".

    Temos orgulho de ser pindenses e de representar nossa cidade. Como filhos que também somos de Pinda, desejamos que lutem com a mesma determinação e amor que tivemos. Temos certeza de que os resultados serão positivos e muito importantes para a cidade. Como já disse antes, o trabalho realizado no Judô da Prefeitura é inquestionável, estaremos bem representados.

    Mas a questão central não é essa.

    Quanto à infra-estrutura, pessoalmente, duvido que a atual administração ofereça mais condições que a anterior, mas torço sinceramente que eu esteja errado, pois desejo o melhor para o Judô pindense.

    Esperamos também que os atletas do judô, cada vez mais possam ter oportunidades expressivas, mas que possam conquistar isso por si mesmos, com muito treino e suor. Afinal, nos Jogos Regionais as equipes são muito fortes e não tem como "boicotar" a sua participação.

    É indiscutível que os atletas de Pinda mereçam seu espaço, mas não podemos esquecer que Matheus e Marcelo também são ATLETAS DE PINDA e há mais de 2 décadas. A eles já não existe qualquer espaço em Pinda e isto está claro.

    Enfim, argumentos podem haver mil, mas não há justificativa para esse descaso. Não é assim que se faz! Isso não está certo. Somos uma família só! É decepcionante...

    Marcos

    ResponderExcluir
  6. so venho aqui informar que como um atleta de auto nivel que e caso do matheus nao fica sabendo da seletiva sabendo que ate atletas de outros estados ficou sabendo?ele tem um otimo judo mas ele msm saiu no tribuna do norte varias vezes e agg tribuna do norte nao e bem divigulda? so acho que o matheus deveria agora se voltar ao lugar dele de atleta e mostrar como se vence essa briga no tatame.ele e mto grande perto disso..entao matheus volte a lutar q seje por outra cidade mas mostre quem vc realmente eh e saia desta mascara q vc esta usando.
    A SELETIVA FOI ABERTA A TODOS E ATE GETE DE OUTRO ESTADO FICOU SABENDO E PESSOAS Q NAO TINHA NEM KIMONO PARA COMPETIR DEVIDO AO AFASTAMENTO DO ESPORTE.

    ResponderExcluir
  7. vc se sentiu excluido dessa seletiva sendo um filho da cidade ne?agg pensa o que os atletas de ppinda passavam quando chegavam a epoca de jogos resgionais aonde vc msm matheus cotratava DAVID MOURO CARLOS HORONATO LEO LEITE ATLETAS DE SELEÇAO Q NAO SABIAM O MENOS OQ ERA PINDAMONHANGABA.AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA.AGG COLOQUE A MAO NA CONSCIENCIA E REVEJE Q HJ ESTA ACONTECEDO ALGO Q VC MSM JA FEZ COM ATLETAS DO JUDO DE PINDA.SOU MAE DE ATLETA E ESSE FOI UM DESABAFO PQ ESSE MATHEUS SO ESTA OLHANDO O LADO DELE E NAO OQ ELE JA FEZ LAH TRAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo... Eu como atleta, adversário ( dentro do tatame ) do irmãos Theotonio, acompanhei por diversos anos, a ascendência da equipe de Pinda nos Jogos Regionais e Jogos Abertos. Mas sempre contratando atletas de ponta, como David Moura, Leonardo Leite, Marcão, Carlos Honorato, Edmilson Conceição e outros com menos expressão. No feminino também, as contratações vinham do Sogipa e do Nordeste.
      Do mesmo jeito que eles "excluiram" atletas da própria cidade, os outros também tem o mesmo direito.

      Excluir
  8. Gente, esse menino cresceu em Pinda. Compete por Pinda desde pequeno e eu acompanhei isso. Foi aluno lá no Luiz Caloi, com o Professor Dorival.
    Mas pelo que sei foi a prefeitura do João Ribeiro que contratava atletas e não o Mateus. Se ele estivesse na equipe ou não, a prefeitura contrataria do mesmo jeito. Era essa a política deles assim como foi o João Bosco nos anos 80 e era em todos os esportes.
    Não acho justo. Por que alguns atletas se sentiram excluídos pela prefeitura e o Mateus não, não acho que ele deva pagar o pato.
    Imagina só se o João do Pulo estivesse competindo por Pinda quando o João Bosco começou a contratar atletas, daí quando o Vitão assumisse excluíssem ele de Pinda só por que fez parte da equipe do Bosco. Não tá certo isso não. Não tem nada a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC NAO SABE DE ND, O MATHEUS QUE CONTRATAVAM OS ATLETAS POIE ERA Q ELE Q TINHA CONHECIMENTO DOS ATLETAS.ENTAO ELE COTRATAVAM E EXCLUIAM OS ATLETAS JOVENS QUE A CIDADE TEM.SE VC NAO SABE NAO FALE

      Excluir
    2. Matheus parabens pela sua conduta vc é orgulho para nos nascido em Pindamonhangaba .

      Me pareçe que tem pessoas que estam confundindo Esporte de Alto Rendimento ,como se fosse obrigaçao o atleta ter nascido em Pinda e ser contrato .
      Asim como vc eu tambem sou nascido e criado em Pinda ,dirigio uma equipe Proficional de Alto Rendimento Ciclismo e vamos buscar nossa caminho em outra cidade porque somos Proficionais ,Alias Otimos Proficionais .

      Sabemos que esse corte é puro Jogo Politico , não Esporte ,uma pena que as crianças de Pindamonhanga não tenha mais Espelho para olhar , e quando eles estiverem se destacando vao Defender outra cidade por falta contrato.

      Conpetir e viver do Esporte a troco de lanche e Tranportes é uma Piada esse é o Esporte de Vito Ardito .

      Excluir

Faça o seu comentário, as diferentes opiniões serão sempre bem-vindas no "Paixão Por Esporte".